Por Sérgio Luiz Lacerda
Afirmam algumas pessoas que a violência cresce e se desenvolve na maioria dos centros urbanos devido a diminuição do efetivo policial, como consequência, pela incapacidade em se antecipar ao crime. Não restam dúvidas que para o poder público a problemática da segurança pública, como da educação, jamais referendou rubrica orçamentária de elevada proeminência política.
Em paralelo esses mesmos centros urbanos presenciam de maneira rápida e crescente, agigantar-se a convocação de seus jovens em direção ao tráfico e consumo de drogas, obrigando-os, diuturnamente, ao enfrentamento perverso da falta de emprego e oportunidades, de visão de futuro, de esperança, do sentido de família, de religiosidade e de integridade humana.
O que presenciam famílias, empresas, pessoas de bem e o próprio poder público é cada vez mais a presença do isolacionismo sócio-econômico oriundo da mercantilização dos usos e costumes e da banalização dos valores éticos e morais, causadores de tanta exclusão e insegurança, seja individual e/ou coletiva.
Incertezas e dúvidas com o devir não só incomodam quanto desacomodam indivíduos que, verdadeiramente, se interessam por um futuro mais concreto e presente. Disso se depreende o entendimento maior que uma sociedade deve ter para consigo mesma, ou seja, o resgate permanente da cidadania com participação social, capaz de ler e entender o momento em que se encontra, de gerar os meios necessários para tornar a comunidade mais integrada e mais democrática.
Quando algumas pessoas e instituições do Bairro Boqueirão ousaram na iniciativa de propor uma nova chapa para o CONSEG, vislumbraram um novo direcionamento para a problemática da segurança do bairro, sem desconsiderar aquelas de caráter rigorosamente policial, sobretudo que propiciassem qualidade sócio-ambiental.
A nova diretoria do CONSEG-BOQUEIRÃO, eleita em 21 de agosto de 2.010, cuja chapa levou o nome SEGURANÇA COM CIDADANIA, iniciará seus trabalhos por meio de ações que priorizem o resgate do cidadão junto à comunidade. Mapeará o Bairro Boqueirão, buscando identificar lideranças. Realizará pesquisa de opinião, visando estabelecer permanentemente o direcionamento do CONSEG em direção às questões de segurança, violência e cidadania. Criará grupos permanentes de trabalho que despertará o ideal do vizinho solidário, reivindicará a manutenção da iluminação pública, das praças e terrenos baldios. Tratará das questões trânsito e coleta de lixo. Manterá uma rede plena de contatos com a Secretaria de Segurança, Polícia Estadual, PMC-Regional Carmo, Escolas, Empresários. Por fim, terá sempre presente o lema "Participação de todos em prol da Inclusão Social e Ambiental”.
Tem toda razão quando diz que o nosso jovem está à mercê do tráfico e uso de drogas. Infelizmente, esta é a realidade premente em todas as classes sociais e, muito mais latente nos garotos/as das classes mais pobres. Todos conhecemos esta realidade e os nossos governantes devem voltar a atenção a isso, investindo em educação, trabalho e lazer para o jovem. O trabalho do Conseg será árduo e dependerá de muito empenho para mostrar que podem amenizar os problemas que afetam os jovens da sua comunidade. Torço por um bom trabalho!
ResponderExcluir